
A Lei Federal nº 14.015/2020, sancionada em junho de 2020, proíbe a suspensão de serviços essenciais públicos às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados ou vésperas de feriado por inadimplência do usuário.
Contato com a Concessionária de Energia
Se a concessionária de energia suspender o serviço em algum desses dias em função do inadimplemento, a primeira providência a ser tomada é contatar a concessionária informando que sua energia foi suspensa.
Número de Protocolo de cada atendimento
Não esqueça de anotar o número de protocolo do atendimento, data, horário, nome do atendente e, se possível, gravar a ligação.
Solicitar o envio de gravação de cada atendimento
Ao final de cada atendimento, solicite o envio da gravação para o seu e-mail, a fim de que você possa comprovar o que foi conversado com o atendente, conforme é previsto pelo decreto lei 11034/2022 (Nova Lei do SAC).

Fatura em mãos
Tenha em mãos a fatura de energia para saber os seus dados cadastrais e de seu medidor junto à concessionária.

Abrir reclamação em mais de um canal de atendimento.
Procure abrir a reclamação por mais de um meio de canal de atendimento.
As concessionárias podem utilizar outros canais de atendimento além do telefônico, como por exemplo: SMS, Twitter, instagram, face book.

Protocolo do dia e o mais próximo possível da hora em que houve a suspensão da energia
É muito importante que você tenha o número do protocolo da ligação realizada no dia em que foi realizado o corte, pois você pode precisar comprovar que a suspensão se deu em um desses dias.

Tenha o acompanhamento de um advogado desde o início
É aconselhável buscar a orientação de um advogado que atue preferencialmente na área de defesa do consumidor a fim orientá-lo quanto aos procedimentos a serem adotados desde o início.
Se for o caso de ser proposta uma ação judicial pleiteando danos morais e/ou materiais, cada detalhe pode ser imprescindível.
Buscar a orientação de um advogado logo que constatar a suspensão pode evitar futuros aborrecimentos ou antecipar a regularização do fornecimento de energia.

📄 ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DOS DOCUMENTOS
– Para darmos continuidade ao seu atendimento, pedimos que, se possível, nos envie um relato detalhado do ocorrido.
– 💬 Você pode compartilhar essas informações por mensagem de texto ou áudio via WhatsApp, sem problemas em enviar mais de um áudio. Quanto mais detalhes, melhor poderemos compreender sua situação.
📑 Os documentos são essenciais para comprovar os fatos mencionados.
– Envie-os pelo WhatsApp ou e-mail, conforme sua preferência e comodidade.
– Solicitamos que as imagens sejam legíveis, sem cortes e com a folha inteira visível.

📲 Dificuldade com o envio?
– Se houver qualquer dificuldade, por favor, entre em contato, e estaremos à disposição para ajudar.
Estamos aqui para auxiliá-lo(a)!